Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sketchbook: Peixe com lápis de cor faber Castell


Esses dias turbulentos fiquei com uma vontade imensa de fazer um desenho colorido. Meu forte é o lápis grafite, mas sempre digo que gostaria de colocar cor nos trabalhos. Tenho feito alguns estudos e lido livros a respeito de cor e isso tem me incentivado a mergulhar nesse universo. Ainda que esse mergulho seja com boia e eu ainda segure nas bordas dessa "piscina"....rs

Queria um peixe colorido e juro que não pensei no Nemo. A escolha foi aleatória, pensei apenas na cor laranja que é super alegre. Só depois que me dei conta que eu estava "Procurando o Nemo"...desligada, né?!...rs,rs,rs

Depois da imagem escolhida no santo google, fiz um rascunho de "olho", ou seja, não imprimi para copiar. Fui olhando na tela e desenhando no papel. Assim exercito os "zóio".

Passei então a escolher as cores. Essa parte eu senti MUITA dificuldade, porque eu precisava escolher cores que se aproximassem bem da imagem. Não é fácil olhar uma imagem colorida e de cara saber todas as cores que tem nela. Como diria Israel Pedrosa no livro "O Universo da Cor": É preciso treinar o olhar.

Respirei fundo e olhei de verdade. Comecei a perceber que a imagem tinha tons de vermelho, tons de laranja, tons de amarelo, preto, tons de marrom, um tico de dourado...enfim. Eram muitas cores e para quem não está muito familiarizado com esse mundo foi assustador.

Decidi dar um passo por vez e resolvi trabalhar apenas com: amarelo, vermelho, laranja e o preto.

Infelizmente não fiz o passo a passo porque esse desenho foi pintado no trem. Acho que levei uns 3 dias para finalizar. Foi bacana porque uma senhora que sentou do meu lado me disse: Moça, onde você leciona? Seus desenhos são lindos! Parabéns!...hahaha

Voltando ao assunto...
Primeiro passei o amarelo, por cima o vermelho e voltei com o amarelo para fazer a mistura. De vez em quando, para tentar um degradê, usava o laranja. E assim foi por toda extensão do desenho. O preto eu deixei por último porque se eu encosto qualquer cor nele, com certeza iria manchar.

Dá para notar que a calda não ficou legal. Nesse comecinho não estava muito confiante...Depois tudo foi fluindo melhor.

Foi no decorrer da pintura que consegui perceber e trazer à memória algumas coisas que havia aprendido e que ficaram "esquecidas". Acho que é por isso que alguns "lugares" do desenho ficaram melhores que outras.

Infelizmente não consegui atingir o sombreamento nas barbatanas. Já na carinha dele me pareceu mais perfeitinho o degradê.

O desenho está cheio de defeitinhos, mas foi um ótimo exercício para começar e sinceramente não acho que fui tãããããõooooo ruim assim.

Até pensei em fazer um fundo azul, mas o medo de estragar o desenho foi maior...rs Fica para a próxima.

Material usado: meu querido sketchbook da Canson, lápis de cor sextavado faber castell de 48 cores, borracha branca staedtler e lápis 2B faber castell.


Acho que é isso. \o_

5 comentários:

  1. Que lindooo! Realmente laranja é uma cor muito alegre!!
    Seu peixinho ficouuu lindooo e a passagem de cores é uma delicia de ver!!

    Pintura com laips de cor é muitoo demorada, de vez em quando eu me aventuro!! Maaasss as tintas são tãooo rapidaaas ...bom vc ja sabe que me encontrei né rsrs

    Parabéns pelo peixinhooo... e existem outro tbm tãooo lindoss vc deveria tentar!! Ficaria lindoo!!

    Beijo!! e Continue a nadar nada nadar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora \o/ \o/ \o/

      Obrigada! Vindo de você que já manja bem de cores fico feliz. :D

      Realmente é demorado a pintura com lápis de cor, só que ao mesmo tempo eu acho MEGA RELAXANTE. Como cor mexe com a gente, né?! Fico mais animada quando mexo com cores.

      Farei outros sim, mas agora quero pintar um pássaro bem colorido..rs Já estou pesquisando imagens.

      Continuarei a nada com certeza ;)

      bjs e obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Obaaaa!!! Peixinho colorido!!
    Parabéns pela paciência e pela técnica com lápis de cor.... no trem! Se já é demorado e minucioso trabalhar na mesa, paradinha, imagina em movimento dentro do trem. Gostei muito da passagem dos tons, ficou bem suave e bem linda. A escolha de cores quentes puxadas pro alaranjado ficou alegre mesmo, e combinou com o seu blog. rs

    Concordo com o treinamento do olhar na hora de escolher as cores. As vezes a gente vê uma flor vermelha e pinta ela com lápis vermelho, mas na verdade é uma mistura de tonalidades diferentes. Fazer o olho enxergar isso é muito importante e bastante difícil.

    Um fundo azul ia ficar massa! Azul e laranja são cores complementares, ia dar uma harmonia natural entre figura e fundo. Talvez possa vir em outro estudo, o que acha?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane \o/\o/\o/

      Menina, desenhar no trem foi a solução encontrada para a tal falta de tempo. Vez em quando faço isso. Acho sinceramente que isso deveria ser uma constante, mas tem dias que não estamos afim ou fazemos uma leitura...rs

      Sobre olhar a cor é exatamente isso que você disse: é uma mistura de tonalidades diferentes. Não é fácil mesmo enxergar isso, mas é preciso TREINAR, TREINAR E TREINAR.

      Arriscarei um fundo num próximo desenho com certeza.

      Bjs e obrigada por comentar.

      Excluir