Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os acasos da vida: Meu arco-íris \o/

Sábado (01/02/14) sentei na sala para almoçar como de costume (a cozinha ainda não tem mesa) e de repente me deparei com essa imagem linda na parede: CORES!!!!!

ps: não reparar a tomada, o apto ainda está em processo para ser reformado.

Imediatamente tirei foto porque ainda não sabia como isso estava acontecendo e fiquei com medo de perder o ARCO-ÍRIS DENTRO DA MINHA SALA...rs

Parecia algo mágico e realmente fiquei deslumbrada.


Descobri que o sol batia num CD e este refletia a luz na parede fazendo esse arco-íris lindo.
Não resisti. Corri para o ateliê, grudei um papel branco na parede e com o CD na mão fui movimentando para captar essas imagens.





Namorido selecionou filtro na máquina e tirei essas.


Uma coisa que notei é que como a parede está pintada de verde as cores azul e verde ficaram mais fortes enquanto que no papel branco todas as cores se destacam.

Realmente fiquei encantada e achei uma coincidência fantástica pelo fato de estar estudando cores.

Talvez todo mundo saiba disso, mas nunca havia percebido que a luz refletida num CD pudesse refletir esse efeito.

A brincadeira acabou se transformando em um bom exercício. Li no livro "O Universo da Cor" de Israel Pedrosa que é importante treinar o olhar observando como as cores se comportam ao nosso redor.

Bom, se alguém ai quiser ter seu próprio arco-íris é só usar o CD.

Só uma coisa me "chateou": não tinha nenhum pote de ouro nas pontas do arco-íris...rs,rs,rs Quando criança acreditava piamente nisso.





4 comentários:

  1. Que lindo!
    Quando era criança, gostava de assistir esses programas educativos sobre ciência, e tentava fazer arco-íris com mangueira. Com CD é muito mais fácil!! rs

    As fotos ficaram show! E acredito que tenha sido um estudo de percepção de cor maravilhoso.

    Eu também acreditava nessa história de pote de ouro... malditos desenhos animados! rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nane \o/
    Eu nunca tentei fazer arco-íris com mangueira...rs

    Depois que a seca em SP terminar eu tento.

    Estudo super gostoso.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que imagens lindas! Fiquei encantada... vou fabricar meu próprio arco iris tbm! rsrs Como a Nane, eu tbm gostava dos educativos de ciências e suas experiencias loucas...meu pai me ajudava a fazer algumas... O Mundo de Beakman rsrs tem vários no youtube!
    olha Silvia, certeza que o duende escondeu o potinho de ouro!! Esses duendes engraçadinhos!

    ResponderExcluir
  4. hahahahahah
    Débora, você matou a charada! Com certeza os duendes esconderam o pote de ouro....rs

    Nossa nem lembrava desse Beakaman, assistia tanto com minha sobrinha..rs Verei novamente..rs,rs,rs

    Estou bem encantada com o mundo colorido...rs,rs,rs

    bjs

    ResponderExcluir