Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Limpeza: Cuidados durante o processo do desenho

Esse post é mais uma dica que quero compartilhar sobre os cuidados que tenho quando estou desenhando.

Enquanto estou no rascunho não me importo nadica com o estado do papel: se vai ficar sujo, ficar com marcas de dedos e etc. Só quando faço o decalque que me preocupo MUITO com os cuidados que devo ter para não sujar tanto o desenho final.

Para não causar acidentes costumo usar uma folha como apoio durante todo o processo do desenho final, assim evito:
- borrar quando sem perceber esfrego o braço em cima do desenho;
- que a gordura natural das mãos ou suor suje o desenho;
- que alguma gotinha de tinta (nanquim, aquarela, guache, etc) caia no lugar errado, etc, etc, etc...

Quando uso a borracha nunca passo a mão para tirar a sujeira. A mão é gordurosa e algumas vezes está suada. Daí as marcas dos dedos e mãos nos trabalhos. Também NUNCA ASSOPRO para limpar. Porque corre o risco de gotículas de saliva voarem para nosso trabalho.

Então, Silvinha qual a solução?
Pincel macio :D.
Isso mesmo. Uso um pincel macio para limpar a folha.

E mesmo com todos esses cuidados, no final do trabalho costumo usar uma limpa tipos para tirar qualquer sujeirinha que possa ter ficado.

Ah, outra coisa: durante TODO O PROCESSO do trabalho vou limpando as mãos com lencinhos umedecidos. Sim, aqueles usado para higiene dos bebês. Eles são práticos e não deixam as mãos meladas. A marca que estou usando no momento é baby wipes.

Trabalho limpinho e concluído agora é hora de usar um verniz para fixar o desenho e evitar outros acidentes quando ficam guardados ou são manuseados. Espero secar de um dia para o outro e guardo na pasta. Uso o fosco da Acrilex. Uma camadinha leve apenas.

Lembrando que essa é a minha forma particular de trabalhar. Cada um tem um jeito diferente. Então, se quiser compartilha como você evita desastres nos seus desenhos.

Abs e até a próxima! \o_

4 comentários:

  1. Quantas dicas boas!
    Tenho alguns cuidados na hora de trabalhar também, para evitar acidentes. Quando o desenho é apenas pra estudo pessoal, não me atenho tanto às precauções com lambança, mas quando é um trabalho, todo cuidado é pouco.

    Tenho lenços umedecidos também por aqui, além de lenços comuns de papel, uma garrafa de álcool, flanelas multiuso. Tudo isso para deixar as coisas limpas - inclusive minhas mãos. O álcool ajuda a desengordurar um pouco as mãos, e evita que caneta e pincel fiquem escorregando demais entre os dedos; além disso, uso a todo instante para limpar réguas e esquadros quando trabalho com nanquim.

    O que falta no meu "quarteliê" é um pincel grande e macio (também chamado de bigode) para retirar as raspinhas de borrachas e de lápis, daí acabo usando um lencinho de papel pra isso.

    Achei muito lindo esse peixe que aparece nas imagens. Tira uma foto dele inteirinho qualquer hora pra mostrar pra gente. =D

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nane \o/
    Boas dicas. Importante também manter o material limpinho.

    Eu não gosto de usar álcool nas mãos porque as minhas ficam ressecadas. O lencinho umedecido resolvi tudo pra mim.

    Nome simpático desse pincel, mas não conheço...rs,rs,rs

    Ah, pode deixar que irei postar o peixe.

    bjs e obrigada por comentar.

    \o_

    ResponderExcluir
  3. Aiii que dicas boas!
    Nunca fiz nada profissional, sempre tudo foi teste...ma espero um diz fazer e agora ja sei dos cuidados.

    Sabe onde observei muito o quanto sujamo a folha com gordura das mãos? No trabalho com pastel... acho que os agentes do FBI deveriam usar giz pastel para pegar as digitai...ia ficar mais divertido rrs

    Ja tenho meus lencinhos tbm depois que vi que vc e Nane usavam =D

    Ainda não tenho pincel de limpeza, vou providenciar =D

    Vc achou o Nemo ou estou enganada?? rsrs
    Obrigada pelas dicas!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Débora \o/\o/\o/

    Meus trabalhos também não são nada profissionais, mas gosto de ter muito cuidado com eles. Eu amo meus desenhos...."mãe" coruja...rs,rs,rs

    Ahahahah o FBI foi boa.

    Os lencinhos são uma mão na roda, né?! Não vivo sem.

    Sim, Débora. Eu encontrei o Nemo, agora só falta postar...rs,rs,rs

    Obrigada por comentar.

    Bjs \o_

    ResponderExcluir