Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Canetinhas aquareláveis Faber Castell

Tempos atrás vi no blog Cappuccino um trabalho com canetinha aquarelável. Não resisti e corri para comprar a minha. Quando cheguei em casa notei que havia comprado uma diferente. Embora ambas sejam da Faber Castell.  Comparei a fórmula e sinceramente não tem nada de diferente. Pelo menos eu não percebi...

As minhas canetinhas são essas.



E essas são as que a Nane do Cappuccino tem.

Fiz uns testes antes de encarar um desenho final.

Material usado:
Canson Aquarela A4 Linha Universitária (post aquidividida em 4 partes;
Canetinhas aquareláveis Faber Castell;
Caneta Faber Castell Ecco Pigmen 0,1;
Caneta Faber Castell Grip Finepenº 0,4.

Modus operandis:
Nesse teste usei todas as 12 cores, passei a canetinha apenas uma vez e logo passei o pincel molhado tentando um degradê que resultou muito agradável.



Observei que algumas cores são bem intensas como o caso do “violeta” (ou roxo). A cor preta ficou parecendo um verde musgo, logo não é intensa. Até escrevi no teste para não confundir com algum tom de verde. Outras são bem clarinhas, como o amarelo, por exemplo.

Outra coisa que notei é que algumas canetinhas deixam uns mini pontinhos. Eu penso que deve ser o pigmento que não diluiu, embora, eu acho estranho isso acontecer porque tenho a sensação que com essa ponta seria difícil passar alguma coisa que não fosse puramente líquida. Não vi problema nenhum nesses mini pontinhos é só uma constatação.

Tentei um degradê com as cores: amarelo, laranja e vermelho nos desenhos da esfera a seguir, com algumas diferenças:

- O primeiro: passei o amarelo, por cima o laranja e por último o vermelho. Sobrepondo mesmo e passei o pincel com água. Para o contorno usei uma caneta da Faber Castell Grip Finepenº 0,4. Acho que não é nanquim porque quando a caneta ou o pincel encostavam no contorno a linha borrava.



- Nesse segundo eu coloquei as cores uma do lado da outra. Passei o pincel com água tentando um degradê. O contorno foi feito com a caneta Faber Castell Ecco Pigmen 0,1. Mesmo quando a canetinha ou o pincel encostavam na linha esta não borrava.




Não satisfeita tentei uma misturinha de cores, como segue abaixo. Algumas foram colocadas lado a lado e misturadas com o pincel, outras foram sobrepostas e misturadas com o pincel também.


Conclusão:
- foi divertido fazer esse teste;
- as cores lado a lado ou sobrepostas ficam boas;
- as cores são lindas;
- preciso estudar mais sobre cores;
- falta o desenho final..rs.

4 comentários:

  1. Ei Silvia!
    Gostei muito do seu teste. O estojo não é o mesmo do meu, mas acho que dá no mesmo.

    Naquele post do Cappuccino faltou isso que você fez: cartela das cores diluídas. Vou fazer isso depois e adicionar lá, pra ter um comparativo decente também, igual você fez. =)

    As cores parecem muito vivas mesmo, e achei que ficou melhor naquele primeiro estudo da esfera.

    Aguardo um desenho super colorido, heim! ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nane \o/

    Eu fiquei intrigada por ser diferente do seu. Ai aproveitei para comparar a fórmula na loja onde comprei o canson no dia 24/12....rs Sinceramente não tem nada de diferente.

    Faz sim e ai comparamos, vai que...rs

    O desenho já está feito. Fiz um desenho de observação do meu boneco de madeira. Fiz uma pintura que ficou HORROROSA..rs Farei mais para postar.
    Aguarde!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Silvinhaaa! Eu também aguardo um desenho super colorido seu, porque gostei muitooo dos seus testes! Que cores lindas!! são vibrantes e você sabe muito bem como fazer um degrade!! Preciso aprender rs

    Acho lindo quem sabe usar/misturar corretamente...e pra quem mexe com aquarela isso é muito importante e o bacana é que a possibilidade de mistura de cores é incrivelmente grande! Preciso pegar um bom livro e uma tarde toda pra fazer experiencias MUAAAHUAHUAHUAHA

    Tenho vontade de ter aqueles estojinhos com poucas cores..ou ecoline com cores basicas..e aprender a fazer milagre. rsrrs

    bjooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Débora! \o/\o/\o/
    Irei fazer sim. É que ocorreram algumas eventualidades que me impediram de terminar, mas logo farei.

    Eu percebo que só consigo fazer esse degradê quando faço esses testes, mas quando chega no desenho final fica uma caca...rs

    Meu forte ainda é o lápis grafite, com ele faço horrores no quesito degradê, mas quando o assunto é cores...affe! Sofro também.

    Depois de ler o livro "O Universo da Cor" do Israel Pedrosa fiquei mais entusiasmada para encarar esse mundo. Tomara que eu consiga, porque ao contrário do que pensava a "coisa" não é tão fácil assim...rs

    Eu estou louca por um estojinho de aquarela também, o simples de 6 cores, mas por enquanto fico na vontade...rs

    bjs

    ResponderExcluir