Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sketchbook: Cadeira de criança

Fiz esse desenho numa padaria maravilhosa em companhia da amiga Paulinha e do namorido. Não sei porque de vez em quando o desenho não pega a folha toda...grrrrrrrrrr.



material: sketchbook Canson, lápis H e borracha Staedtler. 

5 comentários:

  1. As cadeiras da Silvia! \o/
    Eu fico imaginando as pessoas conversando e você desenhando, prestando atenção em tudo. Tem gente que pensa que não prestamos atenção a nossa volta enquanto desenhamos e ficam extremamente incomodadas com isso. Já aconteceu com você?

    Acho que não ocupou a folha toda porque você começou muito pequenininho. Da próxima vez, pensa primeiro na cadeira como um paralelepípedo e vai "esculpindo" depois, sabe como? Acredito que a composição na folha ficará mais centralizada.

    Essas cadeirinhas de criança me divertem até hoje. Não que eu ainda sente nelas, mas é que aguçam memória afetiva de quando saía com meus pais pra restaurante. (*-*)

    ResponderExcluir
  2. Nane
    Sabe o que tenho reparado? É que com esse tal Facebook, Instagram e sei lá mais o que...as pessoas sentam numa mesa para "conversar" e ficam mexendo em suas páginas. Não sei para que se encontram...rs

    No dia desse desenho minha amiga me disse: Silvia, você briga porque ficamos o tempo todo conectados e agora você fica ia desenhando?...rs

    É difícil, o artista sempre foi mal compreendido...rs,rs,rs

    Isso mesmo Nane, comecei pequenininho mesmo, mas engraçado que vira e mexe acontece isso...rs Acho que é falta de atenção na hora, sabe?!

    Vou tentar adotar sua ideia de paralelepípedo esculpido.

    Acho essas cadeirinhas tão fofinhas..rs

    bjs e obrigada por comentar

    ResponderExcluir
  3. Sofro com centralização tbm...Nane li sua dica e ja anotei kkkk

    Sabe Silvia, eu preciso fazer mais disso, desenhar coisas do cotidiano, observar e sacar meu caderninho e bum...desenhar! Mas como divido o espaço com pessoas que não desenham nem me arisco a pegar o caderninho...seria uma patada na certa...sem contar o cometários "que legal, me desenha?" não sei nem desenhar meu pé sem estudar antes ¬¬

    Facebook, instagram, whats e cia limitada pode né??? (Nane favor fazer pelo meno uns instagram!) por falar nisso Silvia vc tem? rs

    Seria tão legal a gente morasse perto..poderíamos passar a tarde um parque e desenhar... quando desse claro!

    ResponderExcluir
  4. Débora, eu só vou criar um Instagram quando eu tiver dispositivo móvel pra acessar e postar coisas. Por incrível que possa parecer, não tenho tablet nem smartphone! Mó hippie eu! v(-_-)

    Silvia, compartilho de sua indignação! Fico completamente incomodada quando me ignoram pra ficar mandando msg em face-isso-e-aquilo. Quando estou desenhando, por mais empolgada que esteja, presto atenção em todos a minha volta.

    É a vida... paciência! xD

    ResponderExcluir
  5. Meninas
    Até ano passado eu tinha um celular que durou 10 anos e minha irmã caçula me proibia de atende-lo perto dela de tanta vergonha que ela sentia...rs

    Nane se você é hippie eu sou das cavernas ainda...rs,rs,rs

    Sou do tipo que só troca quando quebra...rs E foi o caso. O atual só faz e atende ligações. Mais nada...rs

    Portanto, não tenho nada disso ai Débora...rs Tenho um face que vez e nunca posto um desenho...rs

    Débora, concordo. Muito bacana mesmo se morássemos pertinho para marcarmos um dia para desenhar. Mas quem sabe um dia a gente consiga isso?

    Bom, prefiro desenhar sozinha porque as pessoas atrapalham e não entendem. Nesse dia foi diferente fiz um rabisco bem rapidinho e não deixei de conversar, acho que por isso saiu pequenininho...rs

    Gosto de me reunir com pessoas que gostam de desenhar, ai a sintonia é outra..rs

    bjs

    ResponderExcluir