Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Material: Estilete Olfa

Bons materiais fazem uma grande diferença na realização de qualquer trabalho. E não me refiro aos materiais caros, tem baratinhos com boa qualidade por ai.

Estiletes ruins nos atrasam e ainda podem quebrar o lápis de tanta força que fazemos para tentar apontá-los. Sofri muito com eles e joguei vários no lixo. Logo na primeira apontada a lâmina engasgava, mesmo quebrando os pedacinhos nas marcações indicadas não resolvia muita coisa. Sem contar que logo enferrujavam. Perdia tempo mesmo, as vezes apelava para a faca de cozinha (quem nunca?) que dava melhor resultado.

Um dia fui à papelaria comprar alguns materiais e a vendedora recomendou essa lâmina depois de ouvir meu desabafo/lamento:


A marca dessa lâmina é Olfa. A vendedora falou muito bem e disse que as lâminas duram anos. 

Elas vem dentro de uma "caixinha" de plástico e são bem oleosas, acho que para manter o corte. Realmente são bem afiadas. A caixinha vem com 10 unidades.


Cheguei em casa e fui logo apontando todos os lápis que vi pela frente...rs  E posso falar? A lâmina é boa mesmo. Afia até as madeiras mais ruinzinhas.

Comprei faz um ano e ainda estou na primeira lâmina, agora é que começou a dar sinais de que preciso quebrar a lâmina. Sim, ela está inteirinha. E olha que eu aponto muito meus lápis. Ah, e nenhum sinal de ferrugem na lâmina em uso ou nas que estão guardadas. \o/


#FICAADICA. Pode comprar sem medo. 

A minha eu comprei na Papelaria Universitária. Os precinhos são camaradas.

4 comentários:

  1. Como eu gosto de ler sobre materiais! Meu pai tem um estilete grande da olfa, e laminas claro... é muito bom! Eu mera mortal não tenho e passo raiva msm com com estiletes "escolares" ...preciso melhorar isso rsrs...

    Sabe que na hora que vc falou do oleo nas laminas logo lembrei de uma passagem que tive quando era bem crianças.... kkkk Meu pai sempre gostou de mexer com madeira e certo dia encontrei aqui em casa uma broca que estava coberta de cera... a bonita aqui pensou " coitado do meu pai, vou limpar pra ele...e fui tirando a cera. Mostrei pra ele e ele deu risada...disse que não precisava tirar, que estava com cera pra poder conservar, evitar ferrugem e etc. Então creio que seja por isso que as laminas vem com óleo =D

    Agora me responde uma coisa, vc tbm usa apontador?

    Obrigada por dividir a dica Silvinha! Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Débora \o/
    Aprendi o quanto é bom investir em ferramentas que nos ajudam. Não passo mais nervoso...rs

    Linda história, também já fiz muito isso com as coisas dos meus pais..rs

    Também acho que óleo serve para não deixar enferrujar e também para manter o corte.

    Sinceramente depois que aprendi a usar o estilete nunca mais usei apontador. Até porque esse também me dava problemas. Nunca encontrei um bom.

    O apontador que tenho é para os meus sobrinhos usarem quando vão em casa brincar no ateliê. É mais seguro para eles.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai... me sinto uma criança. Uso apontador em vez de estilete porque morro de medo de me cortar! XD Estilete aqui é só pra cortar papel mesmo, porque o que dá pra resolver com tesoura e apontador, eu resolvo.

    Essa coisa da cera e do óleo cobrirem ferramentas metálicas é pq são materiais que não se misturam com a água.

    Mesmo assim, aprecio muito sua dica, Silvia! Pois muitas pessoas corajosas usam estilete pra tudo e precisam escolher bem o material. Eu mesma quando precisar comprar estilete novo, lembrarei do seu post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. hahahaha Nada de se sentir criança Nane. Cada um se sai melhor com uma determinada ferramenta.

    Sou eu, com minhas garatujas que tanto amo, quem se sente criança perto dos desenhos que vocês conseguem fazer (Nane, Joyce e Débora).

    Eu me dou muito bem com estilete, tanto que as vezes parece que apontei o lápis com apontador...rs ai que metida que fui agora...rs

    Pode investir nesse quando precisar. Até agora só tenho elogios...

    Abs

    ResponderExcluir