Acho que já comentei por aqui que iniciei um curso de lápis de cor e infelizmente não concluí...Esse foi um dos desenhos que escolhi para pintar, achei tão delicado..e claro não está finalizado... Trabalhar com lápis de cor requer MUITA paciência e disciplina. Aliás, as palavras PACIÊNCIA E DISCIPLINA andam me perseguindo ultimamente.
Os lápis de cor que usei aqui foram aqueles sextavados de 48 cores da Faber Castell, escolar mesmo. Amo essa marca desde pequenininha...rs
Acreditem, é possível fazer trabalhos maravilhosos com esses lápis. Procurem no google. Quem disse que para fazer uma obra de arte precisa ter material importado?! Nada, basta conhecer o material e saber trabalhar com ele. Tudo bem, nem sempre encontramos produtos de qualidade por aqui e temos mesmo que importar... Nada é perfeito.
Esses da Faber Castell realmente são bons e em comparação com os importados são bem acessíveis. Apesar que olhando os preços por ai achei bem salgado, encontrei por R$ 59,90. #CHOREI. Mas vale o investimento, porque os lápis duram muito, mesmo tendo que manter a ponta sempre bem apontada. Não quebram com facilidade, pelo menos não os meus...rs. Tem uma boa pigmentação, fácil mesclar as cores e fazer degradês...realmente amo esses lápis.
Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas.
Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia.
Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.
terça-feira, 12 de março de 2013
Desenho de observação - Uma parte da cozinha
Essa é a visão que eu tinha da sala para a cozinha...na última casa que morei. Essa casa era muito fofinha, parecia casinha de boneca, super delicada.
Material: lápis 2B faber castell e o bom e velho papel sulfite.
Marcadores:
desenho de observação,
lápis,
papel sulfite
segunda-feira, 4 de março de 2013
Papel amassado
Desenho realizado enquanto aguardava minha aula. Encontrei arrumando o ateliê..nem lembrava mais dele...
Tinha um papel amassado na mesa dos professores, vi uma oportunidade e fui desenhá-lo...infelizmente não saiu como eu queria...Gosto muito desse tipo de desenho, você só vê manchas, degadrês....isso é bacana porque me faz entrar naquele estado "Alfa" em que nada mais parece existir, só eu e o desenho.
Material: papel sulfite e lápis
Tinha um papel amassado na mesa dos professores, vi uma oportunidade e fui desenhá-lo...infelizmente não saiu como eu queria...Gosto muito desse tipo de desenho, você só vê manchas, degadrês....isso é bacana porque me faz entrar naquele estado "Alfa" em que nada mais parece existir, só eu e o desenho.
Material: papel sulfite e lápis
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Teste de técncias de pintura
Enfim um novo post...
Esse final de semana foi muito legal. Adoro desenhar mas me falta tempo. Aliás, o tempo foge de mim. Resolvi me aventurar e experimentar alguns materiais que compro e nunca uso :( . Alguém ai faz isso? \o_
Da esquedar para direita:
- Lápis de cor aquarelável Faber Castell
- Pastel seco em barra
- Guache
- Lápís de cor Faber Castell
- Pastel Oleoso
- Nanquim com bico de pena
Minhas observações:
- Trabalhar com lápis de cor aquarelável é legal, mas é preciso treinar muito. Fiquei impressionada com a pigmentação por se tratar daquele escolar. Primeiro pintei todo o desenho sem me preocupar em preencher todo espaço, depois passei por cima o pincel bem molhado. Preciso providenciar um pincel específico para aquarela, usei um escolar também, mas por ser duro não trabalhei com liberdade.
- Trabalhar com pastel seco é M A R A V I L H O S O. Amei ao cubo. O que tenho é o duro, mas pesquisando no mundo "internético" li que o melhor é o macio, providenciarei logo que possível. Conforme pintava espalhava com o dedo, adoro sujar as mãos...rs. Acabei me perdendo um pouco na hora de mesclar as cores, acho que apenas sobrepondo sem esfregar muito é o ideal para misturar.
- Para o guache preferi trabalhar com ele puro, mas infelizmente não encontrei um jeito de deixar o desenho mais bonito, harmonioso;
- O lápis de cor normal, escolar mesmo, não tive grandes problemas, já fiz um mini mini cursinho dessa técnica (preciso retornar a este curso, é maravilhoso), mas descobri que é mais fácil trabalhar com a ponta bem fina;
- Pastel oleoso também é bacana lembra muito pintura a óleo, mas um pouco diferente. Não é muito fácil mesclar as cores, esfreguei com os dedos com um pouco de força, gostei muito do resultado.
- Usei um nanquim japonês que comprei sei lá quando e sei lá onde há muito tempo atrás...paciência, sou assim. Ele é bem pretão, não usei ainda para pintar grandes áreas, então, não sei se ele mantem uma cor preta, preta mesmo. Aproveitei para usar o bico de pena, também escolar, e gostei do resultado, me aventurei um pouco para fazer algumas hachuras, coisa que amo e não consigo fazer de forma harmoniosa.
Bom, acho que por enquanto é isso.
Esse final de semana foi muito legal. Adoro desenhar mas me falta tempo. Aliás, o tempo foge de mim. Resolvi me aventurar e experimentar alguns materiais que compro e nunca uso :( . Alguém ai faz isso? \o_
Da esquedar para direita:
- Lápis de cor aquarelável Faber Castell
- Pastel seco em barra
- Guache
- Lápís de cor Faber Castell
- Pastel Oleoso
- Nanquim com bico de pena
Minhas observações:
- Trabalhar com lápis de cor aquarelável é legal, mas é preciso treinar muito. Fiquei impressionada com a pigmentação por se tratar daquele escolar. Primeiro pintei todo o desenho sem me preocupar em preencher todo espaço, depois passei por cima o pincel bem molhado. Preciso providenciar um pincel específico para aquarela, usei um escolar também, mas por ser duro não trabalhei com liberdade.
- Trabalhar com pastel seco é M A R A V I L H O S O. Amei ao cubo. O que tenho é o duro, mas pesquisando no mundo "internético" li que o melhor é o macio, providenciarei logo que possível. Conforme pintava espalhava com o dedo, adoro sujar as mãos...rs. Acabei me perdendo um pouco na hora de mesclar as cores, acho que apenas sobrepondo sem esfregar muito é o ideal para misturar.
- Para o guache preferi trabalhar com ele puro, mas infelizmente não encontrei um jeito de deixar o desenho mais bonito, harmonioso;
- O lápis de cor normal, escolar mesmo, não tive grandes problemas, já fiz um mini mini cursinho dessa técnica (preciso retornar a este curso, é maravilhoso), mas descobri que é mais fácil trabalhar com a ponta bem fina;
- Pastel oleoso também é bacana lembra muito pintura a óleo, mas um pouco diferente. Não é muito fácil mesclar as cores, esfreguei com os dedos com um pouco de força, gostei muito do resultado.
- Usei um nanquim japonês que comprei sei lá quando e sei lá onde há muito tempo atrás...paciência, sou assim. Ele é bem pretão, não usei ainda para pintar grandes áreas, então, não sei se ele mantem uma cor preta, preta mesmo. Aproveitei para usar o bico de pena, também escolar, e gostei do resultado, me aventurei um pouco para fazer algumas hachuras, coisa que amo e não consigo fazer de forma harmoniosa.
Bom, acho que por enquanto é isso.
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
técnicas de pintura
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Sketchbook - Cadeira
Este desenho foi realizado enquanto aguardava meu horário para dar aula....fiquei um tempão fazendo e saiu isso. Não gostei nadica do resultado. Péssimo sombreamento, péssima perspectiva...péssimo tudo...
Material: lápis 6B faber castell no sketchbook de papel Kraft.
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Sketchbook: Sketchbook
A ideia do desenho foi do meu noivo...achei bem legal.
Material: lápis 6B faber castell no sketchbook de papel kraft
Material: lápis 6B faber castell no sketchbook de papel kraft
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Sketchbook: Calça 2
Mais um desenho de calça... Esse fiz no metrô de SP sentido Itaquera. Fiz esse desenho rapidinho de um rapaz que estava em pé próximo de mim. Não é fácil fazer esses desenhos rápidos...medo da pessoa se mexer.... e ai como terminar??? Dá desespero..rs O resultado foi esse e sinceramente eu achei bem legal. Faz um tempo já que o desenhei.
Material: lápis faber castell 6B.
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Sketchbook: Calça
Esse desenho fiz na hora do almoço no trabalho. Gostei bastante do resultado. Já faz um tempinho que desenhei, mas a falta de tempo não me permitiu postá-lo nem fazer mais desenhos....
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Sketchbook: cadeira do shopping
Esse também fiz enquanto esperava o namorado no shopping. A perspectiva ficou péssima.
Material: lápis 6B e giz de cera faber castell
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Sketchbook: Navio de carga
Sinceramente não me lembro em que praia estava quando desenhei esse navio de carga, gostei da ideia de linhas, a representação da água está um horror, mas não conseguia pensar em outra solução.
Material: lápis 6B faber castell no sketchbook de papel kraft
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Sketchbook: Menina no shopping
Enquanto aguardava a chegada do namorado, resolvi tentar desenhar uma menina que estava sentada bem na minha frente na praça de alimentação de um shopping. Sinceramente eu não entendo como alguns desenhistas conseguem essa façanha com riquezas de detalhes. Isso foi o máximo que consegui na pressa. Até que ficou bonzinho. Fiquei com receio que alguém percebesse que eu a desenhava...
Material: lápis 2B e caneta permanet 0,1 Faber Castell no sketchbook de papel kraft.
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Sketchbook: bicicletário
Estacionamento de bicicleta. Fiz esse desenho no início do ano na praia, não lembro o nome da praia..rs. Gostei de fazer esse desenho por causa das linhas. Notá-se que em alguns momentos eu perdi um pouco a direção.
Material: lápis 4B e caneta permanent 0,1 faber castell no skechbook de papel kraft.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Paisagem com giz de cera
Mais um exercício com giz de cera, aquele escolar da faber castell. Não é nada fácil trabalhar com ele. Realmente o giz de cera é MUITO duro. Tentei fazer uma paisagem com reflexo na água e deu nisso...rs. Eita desenho ruim...rs, mas vale como tentativa, né?! Usei o bastão deitado e inclinado. Não consegui dar efeito de reflexo na água (muito menos representar a água), não consegui definir a montanha e muito menos as folhagens. Percebi também que as cores não ficaram tão harmoniosas, senti uma certa dificuldade na escolha. É certo que realmente tenho um grande problema para combinar cores. Na verdade vi um artista num vídeo daquele programa infantil X Tudo fazendo uma paisagem, juro! parecia fácil. A destreza com que ele usava esses giz de cera era impressionante e parecia mesmo que qualquer um podia fazer aquilo. Bem, deu para sentir o resultado..rs,rs,rs Agora é preciso pensar também em que papel é melhor usar esse tipo de material. Qual papel consegue retirar o melhor do giz de cera. Por enquanto experimento apenas no papel para desenho 200gr.
material: giz de cera faber castell e papel para desenho 200gr.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Scketchbook: Telefone do escritório
Este é o telefone da mesa aqui do escritório onde tranbalho. Faz tempo que o desenhei, mas não sei porque não postei antes.
Material: lápis 2B, 6B faber castell no skechtbook de papel kraft
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
sketchbook
Estudo com pastel seco

Mais um estudo com novo material, novo no sentido de não ter usado muito. Não me lembro bem quando comprei meu pastel seco, mas ele ficou um tempão guardado esperando uma "boa" oportunidade para ser usado. Não entendo porque sempre espero alguma "boa oportunidade". Enfim, não é fácil de trabalhar. qualquer forma esse é um castiçal que meu papis fez num curso e me deu :).Minhas primeiras impressões:
- O bastão é duro e ao mesmo tempo esfarela bem.
- Achei difícil fazer uma mistura de cores (a minha caixa só tem 12 cores, é a mais simpes. Ele é lindinho, pena não ter conseguido mostrar a beleza dele no desenho.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Exercícios com giz de cera
Esses dias abri meu gaveteiro e me deparei com um material que NUNCA havia usado: Giz de cera. Não me recordo porque o comprei e sinceramente nunca ouvi falar de alguém que usasse :(. Não sei se alguém é tão louco por material de desenho como eu. Não posso ver uma coisa diferente, ou não, que vou logo comprando, mesmo sem saber como usar. Até que me policio bem, mas tem vezes que sinceramente eu estrapólo. O giz de cera me remete a infância, provavlemente porque faz parte da lista de material de toda criança..rs, acho que já escrevi por aqui em algum lugar que da lista de material escolar o que eu mais amava era a lista de artes :) , porque será?...rs
Voltando ao assunto....procurei no "santo" Google se tinha alguém que utilizasse esse material e para minha surpresa encontrei bastante gente. Inspirada nesse pessoal, ontem a noite, resolvi fazer alguns exercícios e tentar descobrir qual é a melhor forma de trabalhar com ele. Fiz exercícios com riscos (tipo hachuras), sobreposição de cores, valor, com o bastão deitado, círculos, enfim, tentei algo que me chamasse a atenção numa tentativa de descobrir as qualidades do giz de cera. O scaner não deu uma boa qualidade, sinceramente não sei porque, mas o teste ficou bem interessante. Descobri que pintar em forma de bolinha é um dos meios mais práticos para pintar com giz pastel. Usei o lado mais liso de papel para desenho 200gr. E claro como todo material é necessário uma centena de exercícios para conseguir descobrir a melhor forma de trabalhar. Espero mesmo é ter tempo para continuar esse estudo. E claro, sugestões são sempre bem vindas.
Voltando ao assunto....procurei no "santo" Google se tinha alguém que utilizasse esse material e para minha surpresa encontrei bastante gente. Inspirada nesse pessoal, ontem a noite, resolvi fazer alguns exercícios e tentar descobrir qual é a melhor forma de trabalhar com ele. Fiz exercícios com riscos (tipo hachuras), sobreposição de cores, valor, com o bastão deitado, círculos, enfim, tentei algo que me chamasse a atenção numa tentativa de descobrir as qualidades do giz de cera. O scaner não deu uma boa qualidade, sinceramente não sei porque, mas o teste ficou bem interessante. Descobri que pintar em forma de bolinha é um dos meios mais práticos para pintar com giz pastel. Usei o lado mais liso de papel para desenho 200gr. E claro como todo material é necessário uma centena de exercícios para conseguir descobrir a melhor forma de trabalhar. Espero mesmo é ter tempo para continuar esse estudo. E claro, sugestões são sempre bem vindas.
Material: giz de cera faber castell e papel para desenho 200gr.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Lápis de Cor - Faber Castell
Mais um daqueles desenhos que realizamos com prazer ;). Adoro trabalhar com lápis de cor, embora, ainda esteja aprendendo a usá-lo. Quando montei essa natureza morta lá no ateliê, durante as maravilhosas férias de Julho \o/ \o/ \o/, eu tinha em mente que gostaria de usar o lápis de cor, mas de um jeito diferente, só não sabia qual...rs. Já tinha visto várias técnicas de pintura com lápis de cor, e claro, me encantei por todas....rs Novidade...rs. Bom, resolvi pintar esse desenho com riscos coloridos tentando chegar próximo da cor original de cada elemento. E esse foi o resultado. Levei um tempão para pintá-lo, ao contrário do que imaginava pintar só riscando não é tão rápido assim ou ainda me falta prática. Sinceramente o desenho não está acabado ainda falta pintar o fundo sem isso ele parece flutuar, mas sinceramente ainda não consegui decidir por uma cor de fundo que realmente ficasse bom nesse desenho. Talvez num próximo desenho com esse estilo de pintura com lápis de cor eu tenha que trabalhar com uma folha colorida.
Material: papel para desenho 200gr, lápis 2B Faber Castell e lápis de cor sextavado Faber Castell.
Marcadores:
desenho de observação,
faber castell,
lápis de cor,
natureza morta
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Vela
Executar esse trabalho foi bem prazeroso adoro esse contraste.
Material: lápis 2,4 e 6 B, laíseira 0,5, papel para desenho 200gr
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Sketchbook: Parafuso
Tentativa frustrada de desenhar um simples parafuso... :(
Material: lápis faber castell no sketchbook de papel kraft
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Sketchbook: Prédio perto do trabalho
Esse desenho fiz olhando da janela aqui do trabalho na hora do almoço. Lembro que fiquei bem irritada com a tal da perspectiva que dificilmente acerto. Pensei em contornar com canetinha preta mas achei que ficou bem legal do jeito que está, só com lápis.
Material: lápis no sketchbook
Assinar:
Postagens (Atom)


















