Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Lápis de cor: Pássaro


Pintura realizada no trem enquanto vou para o trabalho. Confesso que fiquei decepcionada. Usei lápis de cor aquarelável, mas preferi não passar água para ver como o lápis reage. Fui sobrepondo as cores, mas este tipo de lápis "estoura" a cor muito rápido. Não usei força. Acredito que seja necessário mais testes para conseguir alcançar melhores resultados.

material: sketchbook Canson, lápis de cor aquarelável Faber Castell.

8 comentários:

  1. Ounnn adoravel!!! Achei que vc mandou super bem...eu gosto de usar o lápis aquarela da Faber sem usar agua depois, pela pigmentação e macies... e a mão supppeer leve. só gostaria de poder fazer mais camadas, depois de umas 3 sobreposições não vai mais...

    Vi aqui no feed do blog uma postagem sua sobre giz de cera, mas abro e diz que foi não existeee...eu querooo rs

    bjooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora \o/
      Sinceramente eu não gostei do resultado. Você tem toda razão, depois da terceira camada não dá para sobrepor mais :(

      Ué, como assim a página não existe??? Esse blog deve estar doido só pode.

      bjs

      Excluir
    2. Uma pena lapis de cor profissional ser tão absurdamente caro! =/

      Entãoooo...eu abro e não exite, eu abro seu blog e não mostra esta pagina =(

      Excluir
    3. Hummm que estranho.
      Estou concluindo um post sobre giz de cera, mas ainda está como rascunho.
      Só que eu também tenho esses dois posts sobre giz de cera:

      http://silviameneses.blogspot.com.br/2012/08/exercicios-com-giz-de-cera.html

      http://silviameneses.blogspot.com.br/2012/08/paisagem-com-giz-de-cera.html

      É um desses dois que você tenta abrir e não consegue?

      bjs

      Excluir
    4. Não Silvinha, é sobre o Mimo do mês: Giz de cera Acrilex, Faber Castell e Crayola ...vou aguardar! rssss bjoo

      Excluir
    5. Guenta ai que está quase prontinho...rs,rs,rs

      Excluir
  2. Ei Silvia!
    Tô com o mesmo problema de visualização da Débora. Aparece o "anúncio" de postagem nova sobre giz de cera, mas quando clico, diz que o post já não existe mais. Depois confere se por acaso você não apagou sem querer (já aconteceu comigo xD).

    Sobre o desenho acima, ficou bem colorido. Gosto desse jeito que você pinta com lápis de cor que consegue preencher os espaços todinhos. A dificuldade que você encontrou nas camadas de cor do lápis, é por conta da finalidade dele mesmo. Como é um material destinado ao uso como aquarela, é normal que solte mais pigmento e tenha menos cera. Independente disso, o que eu gosto bastante é da textura que fica no papel.

    O que eu senti falta no seu desenho foi de contraste/sombreado. Talvez fosse o caso de fazer a sombra com a cor complementar em vez de usar tons mais escuros de uma mesma cor.... só dando pitaco mesmo. =P

    Parabéns por mais um desenho colorido!!! \o/
    Que venham muitos outros!

    ResponderExcluir
  3. Nane \o/

    Gostei da sua sugestão de usar cores complementares para fazer um contraste/sombreamento. Já é algo que venho pensado faz tempo, desde que li os livros que vocês indicaram. Irei tentar.

    Bem verdade que eu comprei os aquareláveis para usar para esse fim mesmo, mas fiquei curiosa ao ver algumas pessoas usando ele como se fosse permanente e quis testar. Não gostei, mas como falei pode ser que ainda me falte mais observação e técnica. Pegar o jeitinho mesmo.

    Sobre o novo post já sei o que aconteceu. Ao invés de Salvar eu cliquei em Publicar. Depois tive que deletar e refazer, deve ser por isso que vocês estão vendo. Foi malzae...rs

    Guenta ai meninas que o post já está quase pronto.

    bjs e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir