Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

terça-feira, 25 de março de 2014

Borboleta: Lápis de cor aquarelável faber castell

Realizado no trem enquanto vou para o trabalho. Amei fazer essa pintura. Ainda não consegui utilizar o lápis de cor aquarelável de forma satisfatória, mas acredito que estou no caminho certo.

Visito VÁRIOS sites, blogs e vejo vídeos no youtube para aprender a trabalhar com lápis de cor. Sem contar os livros que li. Tudo isso gera uma carga muito legal de informação. Recomendo fazer isso.

Bom, vamos ao meu passo a passo...

1º passei uma cor verde esmeralda;
2º aquarelei;
3º passei o lápis de cor amarelo em todo o espaço;
4º passei o lápis de cor azul escuro somente nas bordas;
5º passei o lápis de cor amarelo para misturar;
6º passei o lápis de cor verde escuro nº63 em toda a borada;
7º passei o lápis de cor amarelo para misturar;
8º passei o lápis de cor verde claro;
9º passei o lápis de cor preto bem rente as bordas;
10º passei o lápis de cor amarelo para misturar.

Sim, eu sei. Foi exagero, mas no final a mistureba rendeu um desenho até que legal.

Confesso que com o "andar da carroagem" toda essa etapa reduziu...rs

Passei nanquim e fiz os pontinhos brancos com guache.

E até que enfim, um post com desenho finalizado \o/.


Até a próxima pessoal \o_

6 comentários:

  1. Que borboleta lindona!!! Ficou tão certinha que parece que foi impressa

    Continue com seus estudos... =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora \o/

      Não pretendo parar com os estudos, não. Estou amando esse universo colorido. Me faz tão, mas tão bem. Deve agir no meu psicológico...hahahaha Fico calminha e feliz..hahahahahaha

      bjs

      Excluir
  2. Que bonitão esse desenho!!!
    Nem parece que foi feito "em movimento". Me diz uma coisa: o papel nem enrugou né? Pela foto parece que ele é fininho, mas aceitou aquarelar numa boa. =O

    Os pontinhos brancos fizeram toda diferença! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane \o/

      Então, o papel enrugou um pouquinho na hora, mas depois de seco ele "desenrugou"...rs Ficou uma ondulação beeeeeeemmmmm levinha. Só aquarelei uma vez, depois não mais.

      Percebi que esse papel é fininho mas aguenta bem uma água. Estou terminando um outro desenho que terá partes maiores com "água", falo se enrugou ou não.

      Eu amei também. Achei tudo tão diferente...tão gostoso...rs

      bjs

      Excluir
  3. Ficou lindo! Eu também demoro muito tempo pra chegar no trabalho, mas infelizmente não dá pra aproveitar pra desenhar. Quisera eu...

    Como a Nane, me surpreendi também de como o papel aguentou tanta mistura e retrabalho, de você ter conseguido pintar tantas camadas mesmo depois de ter "lavado" a primeira de lápis com água.

    Sobre os vídeos e técnicas que você disse que observa, são só focadas em trabalhos com lápis de cor aquarelado, ou qualquer lápis de cor? Tem um tempo já que eu estou querendo ler algumas coisas sobre pintura com lápis de cor, você teria algo pra indicar online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce \o/\o/\o/

      Saudades dos seus coments e posts :D.

      Eu procuro aproveitar cada minuto, caso contrário não desenho nada. Logo, as filas intermináveis de SP e a demora no transporte público (só ônibus e lotação que não dá) viram meu ateliê ambulante...rs

      Sim, também me surpreendi com isso. No desenho que estou fazendo terá espaços com mais aguadas vamos ver como se comporta. Eu comento no post.

      Então, eu vejo vídeos dos dois..rs Procuro em inglês e espanhol. Ok, inglês não sei nada, mas pela visualização eu consigo pegar alguma coisa. Espanhol sou quase fluente, então é mais facinho :D Infelizmente em português não tem quase nada. Não encontrei nada bom nessas bandas brasileiras :(.

      Como eu iniciei um curso de desenho com lápis de cor, acho que acaba facilitando na hora de fazer a mistureba, mas estou pensando em retomar o curso. NECESSITO *___*

      Não tenho nenhum site ou vídeo específico para indicar a não ser essa sugestão de você jogar no youtube em outra língua, aparece muita coisa.

      Até vídeo sobre pintura com Crayola eu encontrei...rs

      Se eu visitar algum interessante mando link, pode deixar.

      bjs

      Excluir