Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

sábado, 8 de novembro de 2014

Exercício com pastel seco Toison D'or

Cá estou eu depois de um loooooongo tempo para falar de um material super gostoso de trabalhar: pastel seco. \o/ (post aqui)

Fiz um exercício seguindo as dicas desse vídeo aqui que mesmo estando em inglês dá para entender direitinho todo o processo.

Adorei e gostei mais ainda da ideia de sujar as mãos. Sim! usei os dedos para misturar as cores, mas você pode usar um papel toalha ou até mesmo um esfuminho se preferir.

Espero que gostem e que fiquem inspirados:










5 comentários:

  1. Que lindos os estudos. As cores ficaram maravilhosas e seu dedo misturou tudo muito bem. rs Nunca usei pastel seco, mas adquiri recentemente dois lápis pastel seco, um branco e outro sépia. Vou testá-los em algum estudo futuro.

    Inspirador! Dá vontade de pegar esse abacate pra fazer uma vitamina.

    ResponderExcluir
  2. hahaha que bom que realmente ficou inspirador. E pastel seco é uma delícia. Me senti criança sujando as mãos...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Os estudos ficaram ótimos, em especial a gota, adorei o efeito que conseguiu, ficou bem realista. Parabéns!

    Você selou esses desenhos?

    Você disse que espalhou o material com o dedo, até hoje não encontrei melhor forma de utilizar o pastel seco do que assim.
    Já usei esfuminho, cotonete, pincel, esponja, papel toalha, feltro e os únicos resultados que me agradaram foram obtidos com a textura da digital. A sensação é que desta forma, a superfície do papel é aproveita ao máximo. Senti falta dos lápis pastel, pelo que vi na internet eles permitem um trabalho de precisão maior.

    Nestas horas dá vontade de ter uns vinte dedos na mão. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus
      Seja bem vindo!!!!
      Verdade, também não encontrei melhor forma que trabalhar com os dedos. Eu tenho alguns lápis pastéis, mas ainda não os usei :( . Assim que possível farei um post sobre isso.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Ô Silvia, ficarei aguardando seu teste ansiosamente.

      Uma caixa bem grande de lápis pastel e uma dos marcadores Copic, são alguns dos meus mais caros sonhos de consumo.

      Agradeço a visita ao Blog.

      É muito bom poder absorver o conhecimento que você, a Nane, a Déborah e a Joyce possuem, é muita inspiração. (kkk)

      Até breve.

      Excluir