Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sketchbook: Peixe com lápis de cor faber Castell


Esses dias turbulentos fiquei com uma vontade imensa de fazer um desenho colorido. Meu forte é o lápis grafite, mas sempre digo que gostaria de colocar cor nos trabalhos. Tenho feito alguns estudos e lido livros a respeito de cor e isso tem me incentivado a mergulhar nesse universo. Ainda que esse mergulho seja com boia e eu ainda segure nas bordas dessa "piscina"....rs

Queria um peixe colorido e juro que não pensei no Nemo. A escolha foi aleatória, pensei apenas na cor laranja que é super alegre. Só depois que me dei conta que eu estava "Procurando o Nemo"...desligada, né?!...rs,rs,rs

Depois da imagem escolhida no santo google, fiz um rascunho de "olho", ou seja, não imprimi para copiar. Fui olhando na tela e desenhando no papel. Assim exercito os "zóio".

Passei então a escolher as cores. Essa parte eu senti MUITA dificuldade, porque eu precisava escolher cores que se aproximassem bem da imagem. Não é fácil olhar uma imagem colorida e de cara saber todas as cores que tem nela. Como diria Israel Pedrosa no livro "O Universo da Cor": É preciso treinar o olhar.

Respirei fundo e olhei de verdade. Comecei a perceber que a imagem tinha tons de vermelho, tons de laranja, tons de amarelo, preto, tons de marrom, um tico de dourado...enfim. Eram muitas cores e para quem não está muito familiarizado com esse mundo foi assustador.

Decidi dar um passo por vez e resolvi trabalhar apenas com: amarelo, vermelho, laranja e o preto.

Infelizmente não fiz o passo a passo porque esse desenho foi pintado no trem. Acho que levei uns 3 dias para finalizar. Foi bacana porque uma senhora que sentou do meu lado me disse: Moça, onde você leciona? Seus desenhos são lindos! Parabéns!...hahaha

Voltando ao assunto...
Primeiro passei o amarelo, por cima o vermelho e voltei com o amarelo para fazer a mistura. De vez em quando, para tentar um degradê, usava o laranja. E assim foi por toda extensão do desenho. O preto eu deixei por último porque se eu encosto qualquer cor nele, com certeza iria manchar.

Dá para notar que a calda não ficou legal. Nesse comecinho não estava muito confiante...Depois tudo foi fluindo melhor.

Foi no decorrer da pintura que consegui perceber e trazer à memória algumas coisas que havia aprendido e que ficaram "esquecidas". Acho que é por isso que alguns "lugares" do desenho ficaram melhores que outras.

Infelizmente não consegui atingir o sombreamento nas barbatanas. Já na carinha dele me pareceu mais perfeitinho o degradê.

O desenho está cheio de defeitinhos, mas foi um ótimo exercício para começar e sinceramente não acho que fui tãããããõooooo ruim assim.

Até pensei em fazer um fundo azul, mas o medo de estragar o desenho foi maior...rs Fica para a próxima.

Material usado: meu querido sketchbook da Canson, lápis de cor sextavado faber castell de 48 cores, borracha branca staedtler e lápis 2B faber castell.


Acho que é isso. \o_

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Limpeza: Cuidados durante o processo do desenho

Esse post é mais uma dica que quero compartilhar sobre os cuidados que tenho quando estou desenhando.

Enquanto estou no rascunho não me importo nadica com o estado do papel: se vai ficar sujo, ficar com marcas de dedos e etc. Só quando faço o decalque que me preocupo MUITO com os cuidados que devo ter para não sujar tanto o desenho final.

Para não causar acidentes costumo usar uma folha como apoio durante todo o processo do desenho final, assim evito:
- borrar quando sem perceber esfrego o braço em cima do desenho;
- que a gordura natural das mãos ou suor suje o desenho;
- que alguma gotinha de tinta (nanquim, aquarela, guache, etc) caia no lugar errado, etc, etc, etc...

Quando uso a borracha nunca passo a mão para tirar a sujeira. A mão é gordurosa e algumas vezes está suada. Daí as marcas dos dedos e mãos nos trabalhos. Também NUNCA ASSOPRO para limpar. Porque corre o risco de gotículas de saliva voarem para nosso trabalho.

Então, Silvinha qual a solução?
Pincel macio :D.
Isso mesmo. Uso um pincel macio para limpar a folha.

E mesmo com todos esses cuidados, no final do trabalho costumo usar uma limpa tipos para tirar qualquer sujeirinha que possa ter ficado.

Ah, outra coisa: durante TODO O PROCESSO do trabalho vou limpando as mãos com lencinhos umedecidos. Sim, aqueles usado para higiene dos bebês. Eles são práticos e não deixam as mãos meladas. A marca que estou usando no momento é baby wipes.

Trabalho limpinho e concluído agora é hora de usar um verniz para fixar o desenho e evitar outros acidentes quando ficam guardados ou são manuseados. Espero secar de um dia para o outro e guardo na pasta. Uso o fosco da Acrilex. Uma camadinha leve apenas.

Lembrando que essa é a minha forma particular de trabalhar. Cada um tem um jeito diferente. Então, se quiser compartilha como você evita desastres nos seus desenhos.

Abs e até a próxima! \o_

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Desenho com Lápis de cor Faber Castell


Encontrei esse desenho nesse final de semana enquanto finalmente organizava minhas pastas "portfólio". Ando num momento organização total.

Infelizmente não me lembro a data exata, mas foi entre 2007 e 2009.

Usei lápis de cor sextavado, caixa com 48 cores, da Faber Castell e papel Kraft.

Um pouco dos detalhes:




Como já comentei por aqui, não realizo a pintura fazendo vai e vem com o lápis. Faço círculos bem pequenos e assim consigo misturar as cores.

Um pouco mais de perto:

Óbvio que esse desenho não é meu. Foi feito pelo meu professor Mário. Eu só pintei... (um dia alcanço esse nível...rs)

Mais uma vez peço desculpas pela má qualidade das fotos. O fotógrafo oficial (namorido) não estava à disposição...rs



Uma observação: o blog ficará meio leeeeeeennnto essa semana. Infelizmente por conta da porcaria da copa o trânsito perto de casa tem sido mais que infernal.  O que acaba me fazendo chegar em casa MUITO mais tarde do que o de costume. (Sim, infelizmente moro perto do estádio do corinthians). O que acaba me impossibilitando de desenhar durante a semana e fotografar.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Comprinhas: Lápis grafite Aquarelável \o/ \o/ \o/

E o mimo desse mês foram esses lápis grafite Aquareláveis da Koh-I-Noor.

Meus olhinhos brilharam e eu entrei em estado de êxtase quando vi esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=nHNn_ngLBa8

Comecei desesperadamente a caçar esses lápis em todo canto e não encontrei nem mesmo no quiosque da Faber Castell que fica ali na Livraria Cultura do conjunto Nacional da Paulista. Frustração total porque o raio do vendedor disse que não existia. Infelizmente não consegui acessar a internet na hora para esfregar esse vídeo na fuça dele. Não me conformo com vendedores que não conhecem a marca que vendem.

Continuando....

Graças a Deus quem procura acha. Não encontrei os da Faber Castell, mas encontrei esses da Koh-I-Noor S2,S2,S2.

Fiz a compra na sexta-feria (07/02/14) pela internet na loja: O projetista. Recebi o material na terça-feira. Fiquei encantada com a rapidez da entrega e com o cuidado da embalagem.

Vamos ver as fotinhas:


Os lápis vieram nessa caixinha.


Dentro o plástico bolha para proteção.

Cadê os lápis Silvinha? =O

Calma, eles vieram no meio do plástico bolha..rs

Toda a bagunça...rs (ps: atenção ao pezinho na foto..hehehe)

Eles vieram também embalados nesse plastiquinho.

Sem o plastiquinho...

Coloquei fotos de detalhes só de um lápis, ok?



Agora sim, o mais esperado: o teste \o/\o/\o/.

Material:
Canson Aquarela A4 Linha Universitária;
Lápis aquarela Koh-I-Noor: 2B, 4B e 6B;
Pincel com reservatório.

Os testes:

Tive que escurecer um pouco a foto porque a luz estava muito forte e também não consigo mexer na maquina profissa do namorido... =(

Comparação com o 2B,4B e 6B. Infelizmente na foto, mesmo escurecendo um pouco, não deu para mostrar bem a diferença entre eles.  O desenho do quadrado do 4B parece mais escuro que o do 6B porque eu apertei mais para pintar =( . Já pelas esferas nota-se essa diferença. Pessoalmente é bem melhor...rs


Não tive nenhum cuidado especial para pintar. Risquei de qualquer jeito mesmo. Quando passei o pincel molhado a mágica aconteceu e o grafite ficou aquarelado \o/. Ao contrário de alguns lápis aquareláveis, como os lápis de cor, quando molhados as marcas do risco não desapareceram por completo. Não achei isso um problema.

Dá para fazer degradê suave ou mais forte tranquilamente com um lápis ou usando os três.


Comparação entre lápis normal Faber Catell 6B e o aquarelado Koh-I-Noor 6B.

Essa comparação foi bem interessante. Usei lápis grafite 6B Faber Castell e o Koh-I-Noor 6B. Gritante a diferença, né?!

O lápis da Faber Castell é bem mais macio que o da Koh-I-Noor, mas isso não fez diferença nenhuma no final.

Conclusão:
- os lápis são muito bons;
- são macios, não tanto quanto da Faber Castell;
- quando umedecido o grafite se espalha bem, mas ainda assim se apertar o lápis no papel as marcas não sairão;
- recomendo a loja O projetista. Pelo menos EU não tive nenhum problema;
- de novo: fico devendo um desenho final.

Seu comentário é bem vindo.

Até a próxima \o_.

Abs



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Círulo Cromático: Ainda no estudo de cores

Esse aqui esqueci de postar....hehehe Sorry.

Resolvi fazer um círculo cromático para entender melhor a teoria das cores. Achei esse exercício bem válido apesar de ter apanhado feito gente grande para conseguir o tal roxinho... :(

Aqui eu testei dois materiais diferentes.

Lado esquerdo: lápis de cor aquarelável. Apesar de ter a Caixa com 48 cores, optei por misturar as cores mesmo. (Confesso que roubei no tal roxinho :( . Usei o lápis roxo mesmo. Não consegui alcançar essa cor. Grrr).

Lado direito: guache Acrilex. Aquele "simplão" mesmo. Descobri que tenho uma caixinha com as 5 cores (preto, branco, azul, vermelho e amarelo \o/) e aproveitei para fazer esse estudo. Foi aqui que não consegui de jeito nenhum alcançar o tal roxinho, mas ta valendo. Ainda bem que existe essa cor pronta no mercado....hehehe

Esse círculo foi retirado do site Artes Professor Douglas. Achei MUITO bacana.


Bom, por enquanto é isso pessoal.
Até a próxima \o_ .


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Organização.

Gosto de praticidade e organização.
Sou adepta do regulamento: se tirou do lugar, guarde!....se bagunçou, arrume!,...se sujou, limpe!...etc, etc, etc.

E pensando nessa organização, sábado passei na Kalunga e comprei uma pasta transparente para guardar meus estudos.
O que seriam esses estudos Silvinha?
  - São os testes que faço com os materiais antes de partir para um desenho final.

 Os testes/estudos.

Tudo arrumadinho na pasta :)

A pasta custou R$ 1,70 e super simplifica a vida por ser transparente. Deixo ela à mão. Depois de terminar um estudo e tirar foto para o blog guardo tudo. Ela fica em cima de um gaveteiro azul que fica próximo a mesa de desenho. Assim, não perco tempo andando pra lá e pra cá...rs

Essa ideia é ótima porque sempre que precisar posso consultar os exercícios que fiz com determinado material. 

Abs.




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Canetinha aquarelável e a tal Arte Final...último episódio.

Enfim, o último exercício com canetinhas aquareláveis.

Material:
Canetinhas aquareláveis Faber Castell;
Esboço usado nos exercícios até aqui;
Canson aquarela A4 Linha Universitária;
Pincel com reservatório;
Nanquim chinês;
bico de pena escolar.

Segue o esboço que usei para todos os exercícios:
Débora (NO CANTO DA MESA) como pedido segue o rascunho...rs

Desenhei de observação o boneco articulado e depois fiz um decalque para todos os exercícios até aqui. Para o decalque uso o grafite integral 6B da Faber Castell. Procuro deixar o traço bem leve para apagar depois.

Em seguida fiz a tal arte final com o nanquim chinês e o bico de pena escolar.

Usei dois tons de verde e o amarelo para dar luz.

Aqui também usei o pincel com reservatório. Muito prático mesmo. Merece um post só desse assunto...rs
ps: 3 gotinhas de nanquim caíram em cima do papel grrrrrrr

Conclusão geral:
As cores são miscíveis entre si.;
É possível alcançar um degradê muito bacana com uma única cor ou várias;
Material de fácil acesso: qualquer papelaria vende e não é tão caro (paguei uns R$ 15,00 em 12/2013);
Na minha opinião o melhor papel para se trabalhar com elas é o de gramatura acima de 300.
Ótima opção para desenhar ao ar livre;
Depois que você faz uma mistura é preciso limpar/passar a ponta em outro papel antes de voltar ao desenho porque a pontinha fica manchada da outra tinta;
Recomendo.






terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Triste notícia: Incêndio destrói centro cultural do Liceu de Artes e Ofícios de SP

Essa é uma das notícias que realmente me deixa muito triste.

A matéria está no jornal Folha.




Os acasos da vida: Meu arco-íris \o/

Sábado (01/02/14) sentei na sala para almoçar como de costume (a cozinha ainda não tem mesa) e de repente me deparei com essa imagem linda na parede: CORES!!!!!

ps: não reparar a tomada, o apto ainda está em processo para ser reformado.

Imediatamente tirei foto porque ainda não sabia como isso estava acontecendo e fiquei com medo de perder o ARCO-ÍRIS DENTRO DA MINHA SALA...rs

Parecia algo mágico e realmente fiquei deslumbrada.


Descobri que o sol batia num CD e este refletia a luz na parede fazendo esse arco-íris lindo.
Não resisti. Corri para o ateliê, grudei um papel branco na parede e com o CD na mão fui movimentando para captar essas imagens.





Namorido selecionou filtro na máquina e tirei essas.


Uma coisa que notei é que como a parede está pintada de verde as cores azul e verde ficaram mais fortes enquanto que no papel branco todas as cores se destacam.

Realmente fiquei encantada e achei uma coincidência fantástica pelo fato de estar estudando cores.

Talvez todo mundo saiba disso, mas nunca havia percebido que a luz refletida num CD pudesse refletir esse efeito.

A brincadeira acabou se transformando em um bom exercício. Li no livro "O Universo da Cor" de Israel Pedrosa que é importante treinar o olhar observando como as cores se comportam ao nosso redor.

Bom, se alguém ai quiser ter seu próprio arco-íris é só usar o CD.

Só uma coisa me "chateou": não tinha nenhum pote de ouro nas pontas do arco-íris...rs,rs,rs Quando criança acreditava piamente nisso.





Sketchbook: Escada

Essa escada é de um restaurante que fica aqui perto do trabalho onde costumo almoçar. Sentei em frente a escada, depois de comer bem rápido (milagre, pq sou lenta), e fiz esse desenho. Adoro desenhar essas formas geométricas. Meu cérebro entende como algo fácil. Foi bem relaxante.

O desenho ainda está em andamento, então, talvez consiga postar as etapas.


Material:
sketchbook Canson;
Lapiseira 0,5 com grafite 2B staedtler;
Borracha branca staedtler;
Grafite integral 6B Koh-I-Noor.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Canetinhas aquareláveis Faber Castell, terceira parte

E continuando o assunto canetinhas aquareláveis...

Cheguei em casa empolgada e arrisquei mais um teste com as canetinhas aquareláveis. E a pedido da querida Débora do blog NO CANTO DA MESA resolvi testar meu pincel com reservatório.

Material:
Lápis grafite;
Borracha Limpa tipos;
Papel sulfite para esboço;

Boneco articulado;
Canson aquarela A4 Linha Universitária;
Pincel com reservatório;
Canetinhas aquareláveis Faber Castell.


Nesse teste usei três cores: vermelho, laranja e amarelo para tentar um degradê. As cores foram colocadas lado a lado com um espaço entre elas. Assim eu teria um local em branco para mesclar e alcançar o degradê. Deu certo. 

Como comentei acima, aproveitei para experimentar o pincel com reservatório. Ele é muito prático, mas precisa "jeito" para acertar a quantidade de água que vamos usar. Tentarei fazer um post sobre ele.

E agora o desenho:

Um pouco detalhado:
Dessa vez não fiz mais nenhum contorno. Deixei exatamente como a aguada se revelou. Achei bacana. Não é um trabalho fácil, mas aos pouquinhos vamos aprendendo a lidar com o material.